top of page
Captura de tela 2025-06-27 095751.png

ULTRACOMPOSTAGEM URBANA

O Utracompostagem Urbana consiste em um equipamento inovador que promete revolucionar o tratamento e a destinação de resíduos orgânicos, oferecendo uma solução rápida, compacta e altamente eficiente. Tradicionalmente, a compostagem de resíduos sólidos urbanos é um processo que leva 3 meses (90 dias) para transformar lixo orgânico em insumo agrícolo (bichar). No entanto, o nosso equipamento é capaz de realizar esse processo de forma extraordinariamente rápida, reduzindo o tempo para apenas 90 minutos (1:30 hr), resultando em uma transformação muito mais ágil e eficiente dos resíduos.

A grande vantagem deste serviço é que ele pode ser processado nas docas dos geradores de resíduos, reduzindo significativamente os gastos com seu gerenciamento, pois o intervalo de retirada de material sólido amplia de 2 dias para 14, uma vez que o material estabilizado reduz o volume em mais de 1/3 do inicial e não emite odores podendo ser armazenado por maiores períodos, reduzindo inclusive os GEEs relacionados com seu transporte.A otimização desta logística nos possibilita praticar custos menores do que tecnologias tradicionais como as de aterros sanitários, que não demasiadamente poluentes devido a liberação de metano que é 25 vezes pior para o aquecimento global do que o CO2.

Abaixo a tabela com o comparativo das tecnologias empregadas e a superioridade da Ultracompostagem Urbana em comparativo a procedimentos tradicionais

image.png

Abaixo segue o campos de aplicação do BIOCHAR, produto gerado no processo de ultracompostagem Urbana:

•Agropecuária;

oSequestro de carbono: O biochar retém o carbono no solo por longos períodos, ajudando a reduzir o CO2 atmosférico e gerando créditos de carbono.

oMelhoria do solo: Melhora a estrutura do solo, a retenção de água, o valor do pH e o conteúdo de nutrientes, aumentando o rendimento das culturas.

 

•Metalurgia;

oAgente redutor de óxidos metálicos: O biochar ajuda a converter minérios metálicos em metais puros por meio da captura de oxigênio.

oCombustível de baixa emissão: Usar biochar em vez de combustíveis fósseis na fundição reduz as emissões de carbono.

 

•Pecuária;

oAditivo para alimentação: Foi demonstrado que adicionar biochar à ração animal influencia o microbioma intestinal e melhora o sistema digestivo do gado, reduzindo assim a produção de metano entérico em ruminantes.

oAdsorvente de gás: O próprio biochar possui fortes propriedades de adsorção, permitindo-lhe capturar e absorver o metano emitido pelo gado para o ar.

 

•Construção civil;

oO biochar é altamente poroso, o que lhe dá excelentes propriedades de isolamento térmico. Quando incorporado em materiais de construção como concreto, gesso ou placas de isolamento, ele pode aumentar a eficiência térmica dos edifícios. Isso pode resultar em uma redução significativa no consumo de energia para aquecimento e resfriamento, diminuindo ainda mais a pegada de carbono geral de um edifício.

 

•Energia renovável;

oEnergia Sustentável: O biochar é um combustível renovável para indústrias de uso intensivo de energia, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis tradicionais e diminuindo as emissões de carbono.

oAplicações: Ideal para usinas de energia, caldeiras e outros usos industriais.

 

 

•Varejo;

oCarvão de queima limpa: Briquetes de biochar oferecem um combustível de alta qualidade para narguilés e churrascos, realçando o sabor e proporcionando uma queima mais limpa.oAplicações: Perfeito para festas, piqueniques e culinária de lazer.

download.png
bottom of page